Mais bicicletas, menos escapamentos

Há muito mais carros nas ruas da PG que anos atrás, dá pra notar. Boqueirão dia de semana é um caos. Não só aqui na cidade, mas em todo lugar houve esse aumento desordenado de veículos.

Os incentivos do governo contribuíram demaaais pra isso. Redução de IPI, o grande fator. Podemos citar também a concorrência das montadoras no mercado interno. São por volta de 42 marcas se degladiando, isso faz o preço diminuir inevitavelmente. A facilidade de pagamento é outra coisa que “assusta”. Sâo mil formas para se escolher. Tem nego que quando acaba de pagar o carro, já perdeu de 10 a 15% do valor do carro.

Infelizmente o carro virou um objeto de status, fazendo as classes de menor poder aquisitivo se meter em dívidas só pra pagar de gatão na frente da feirinha da Guilhermina, o porta-malas aberto tocando os hits do Verão.

Vai ter o 2º Feirao do Carro Próprio, dias 2, 3 e 4 de junho no Litoral Plaza. Mais uma oportunidade de inserir carros nas ruas esburacadas da cidade #espetada

Gente, brincadeiras a parte, foi pensando nessa demanda criada pelo “Lula”, que  veio pra Praia Grande o Auto Shopping Litoral, que de tantas distrações, quase nos faz esquecer do seu verdadeiro intuito.

Não acho errado incentivar a compra de veículos, acho errado dar mais atenção pra isso que a melhoria do transporte público, que aqui na Praia Grade tem boa aceitação do público. Me recordo aqui do pessoal da minha turma na ETEC, que fez uma pesquisa abordando a satisfação do usuário de busão da PG. Foi bom saber que uma boa parte dos entrevistados avalia como “bom” ou até “ótimo” o serviço prestado.

A cada R$ 12 gastos em incentivos ao transporte particular, o governo investe R$ 1 em transporte público (dados do IPEA).

Pessoal, não é “culpa” nossa querer conforto, um carrinho… Entre ter o pé pisado nos 927 da vida e pegar um congestionamento sentado, ouvindo música, com ar condicionado; acho que há uma tendência na escolha.

Vamo acordar pessoal do poder.

Se vc quer ver em tempo real o aumento do trânsito na PG, clique aqui.

 

Anúncios

Publicado em 02/06/2011, em Sobre Praia Grande e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. As pessoas querem mais o carro por “status”, principalmente as pessoas de classe de menor poder aquisitivo, ai acabam se fo@## %& para pagar depois, e as vezes acabam vendendo o próprio por não conseguir pagar .
    Agora porque não reinvidicar o transporte publico? O transporte aqui na pg é ruim, deveria ter mais onibus para nos servir, meu a metade do busão fica p/ idosos e gestantes, e sempre lotado nos horarios de pico.

    • Pois é, Lucas. Todo mundo arregaça os dentes quando vem redução do IPI e afins, mas ninguém se da conta que as estradas são precárias, o que demanda dinheiro com manutenção. Ainda tem o agravante nas grandes cidades do rodízio.

      Se se investisse em transporte público, o trânsito, o ar melhorariam. E por que não o estresse poderia diminuir também? rs

      É triste ler que a cada 12 reais no transporte privado, se investe 1 real no público. Coisa de Brasil.

  1. Pingback: Dia Mundial Sem Carro em Praia Grande « Na Praia Grande tudo acontece

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s